Entrada do Parque Nacional do Itatiaia

Fala pessoal, que tal arrumar a mala e botar o pé na estrada, hoje quero levar você para um passeio, no primeiro Parque Nacional do Brasil, criado em junho de 1937 o Parque Nacional do Itatiaia que é uma das beleza do Brasil, fica localizado na divisa entre os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo, na Serra da Mantiqueira. Fica ao sudoeste do Estado do Rio de Janeiro, no município de Itatiaia, e a sudoeste do Estado de Minas Gerais,  abrangendo os Municípios de Itamonte (MG), Alagoa (MG) e Bocaina de Minas (MG).
A Fauna do Parque
A fauna do Parque, encontraremos varias espécies animais ocorrentes na área do Parque, o muriqui maior primata neotropical, o sagui, a onça, a suçuarana, o lobo-guará, a harpia e a jacutinga encontram-se ameaçados de extinção. A avifauna que encontramos são as típica, composta pelo macuco, inhambu-açu, jacu, pomba-amargosa e cuiu-cuiu. Entre os mamíferos merecem destaque a preguiça, a lontra e a anta. Os répteis, além dos ofídios peçonhentos, o teiú e a tartaruga d'água.
Então vamos lá, podemos nos hospedar no polo econômico mais próximo a cidade de Resende, e proibido o camping dentro do Parque, tanto na parte baixa como na alta, mas é possível acampar ou arrumar um quarto em uma pousada que fica bem perto da portaria da parte alta do parque.
Lago Azul

Agora que estamos hospedados vamos para aventura, e posso dizer a vocês, que não para ver tudo que o parque oferece em um dia, ou em um final de semana, pois tem trilhas que duram quase um dia. Para entra no parque, se paga um ingresso, e depois e só começar a curtir a belezas do Brasil do Parque Nacional do Itatiaia. Vamos começar pela parte baixa do parque, onde encontraremos O Lago Azul, que é uma atração natural mais próxima do Centro de Visitantes, ficando a mais ou menos 500 metros, a trilha é bem acessível para toda a família, exceto sua escadaria com aproximadamente 120 degraus, que requer cuidado, existe uma segunda opção de trilha, mais longa e sem degraus, o que permite uma caminhada mais leve e segura, o percurso leva à piscina natural do rio Campo Belo, próximo encontram-se quiosques, que podem ser utilizados mediante pagamento extra. 
Cachoeira da Maromba e sua piscina natural
Depois podemos seguir para o Complexo Maromba uma caminhada de 4 km de subida, saindo do Centro de Visitantes, por lá vamos encontrar a Piscina Natural do Maromba, que fica a 1.100 metros de altitude, é onde o rio se acalma para formar uma grande piscina natural, cujo acesso se dá descendo uma escadaria de aproximadamente 50 metros após a ponte. a piscina é muito utilizada por banhistas experientes, também encontramos a Cachoeira Itaporani fica a mais ou menos 7000 metros a partir da ponte. Localiza-se no final de uma trilha que adentra a mata e encontramos outra trilha que nos leva a Cachoeira Véu de Noiva, outra beleza natural.
Cachoeira do Véu da Noiva
Outra trilha de nível difícil e íngreme de 6 km por dentro da Mata Atlântica nos leva aos Três Picos, para esta caminhada tem que preencher e assinar um termo de responsabilidade, o desafio requer quase o dia todo de caminhada, mas a vista do lugar oferece maravilhosa da mãe natureza.
Ultima caminhada na parte baixa indo em direção à saída do parque você pode visitar o Mirante do Último Adeus, o local tem uma vista panorâmica e privilegiada do parque, do Vale do rio Campo Belo e da Serra do Mar.
O Maciço das Agulhas Negras

Ufa você acha que acabou que nada agora vamos para a parte alta do parque, Para visitar a Parte Alta, o visitante deverá preencher o Termo de Responsabilidade, pois a caminha e dura mais o local e lindo vale muito a pena, la vamos encontrar o maciço das Agulhas Negras é a principal elevação no planalto, seu pico atinge 2.791,55 m, o ponto mais alto do Parque e quinto mais alto do país, temos a opção de caminhar apenas até a base ou seguir até o cume,  O acesso é feito a partir do Abrigo Rebouças, e até a base das Agulhas Negras são 1.300 m que podem ser percorridos em aproximadamente 45 minutos. A partir do topo do maciço das Agulhas Negras é possível a visualização panorâmica da região do Vale do Paraíba, maciço das Prateleiras e planalto mineiro. Para os aventureiros, possui escalada de diferentes níveis de dificuldade, que atende a todos que adoram uma aventura radical.
Maciço das Prateleiras
Outro ponto é o maciço das Prateleiras, que é formado por imponentes blocos de rocha e seu cume está a 2.539 m de altitude, com vistas panorâmicas belíssima, e também podemos ver a Pedra da Maçã, Pedra da Tartaruga, Pedra Assentada. Na parte alta encontramos a Cachoeira do Aiuruóca, a Pedra do Altar, com 2.665 metros de altitude, e muitos outros atrativos por lá.
Para quem gosta do ecoturismo, o parque conta com três as travessias, que são guiadas por monitores do parques, para fazer estas travessias você tem que ligar no Parque para fazer a reserva e ver os valores.

E isso ai pessoal vou parando por aqui, e lembre-se que a aventura só estará completa se você cair na estrada.

Vem comigo, e vamos viajar.

Abraços e ate o próximo roteiro.   

 
Mirante do Último Adeus