São José do Barreiro

Olá pessoal, hoje que levar vocês ate uma cidade do Vale Histórico, Localizada aos pés da Serra da Bocaina, a Estância Turística São José do Barreiro, fica a 273 km de São Paulo e 214 do Rio de Janeiro, São José do Barreiro tem fácil acesso pela Rodovia Dutra no km 8 em Queluz. Era a antiga rota dos tropeiros e imperadores, que quando chegava na Vila de São José, os cavalos e carroças atolavam no barro, daí vem o nome São José do Barreiro. A cidade nos convida para um descanso de final de semana, aonde podemos desligar de tudo e ficar encanto com sua graça e a tranquilidade de um local abençoado pela natureza.
São José do Barreiro, contem fazendas belíssimas da época colonial, e hoje em dia oferecem serviços de hotelaria, e com toda certeza estaremos dentro da historia do passado do Brasil e também aproveitar o máximo do local. Os encantos de São Jose do Barreiro é a entrada para o Parque Nacional da Serra da Bocaina, repleto de trilhas, mirantes e cachoeiras, que tem caminha fácil ate a mais difícil, vai depender da sua habilidade e disposição.
Câmara Municipal de São José do Barreiro
Vamos começar nosso passeio pelo centro histórico, da bela e pacata São José do Barreiro onde podemos ver vários casarões preservados, parece que voltamos no tempo, segundo Monteiro Lobato, dizia que as cidades do Vale Histórico eram cidades morte, e ainda bem que elas pararam no tempo, assim podemos ver estas maravilhas como o teatro que foi construído pelas famílias rica da época, hoje e a secretaria de turismo e cultura, a câmara municipal esta em outro casarão que foi fórum e prisão e vários outros casarões que guardam muitas historias da cidade.
Na hora da fome a culinária e local com as comidas típicas da época é claro tem que experimentar o doce que e uma delicia que encontramos só na cidade, o doce de ambrosia com queijo, e de comer ajoelhado.

Para que gosta de artesanato encontramos no bairro do Formoso as um projeto social que uniu varias artesã que fazem arte em crochê uma peça mais linda que a outra.

Antigo Teatro, Agora Secretaria do Turismo e Cultura 

Então vamos lá, para o que interessa da cidade e pequena pacata mais cheia de atrações, para quem ta afim de se aventurar, a entrada oficial do Parque da Serra da Bocaina e em
Parque da Serra da Bocaina
São José do Barreiro, e o maior área de preservação da mata atlântica do país, chegamos ate a portaria de carro, após somente a pé, então não podemos esquecer de usar roupas adequadas para caminhadas, no local não há infra estrutura, isso que dizer que não tem lanchonetes, banheiros,  o percurso nas trilhas do parque pode ser feito com guias e as trilhas vão de leve as mais difícil  como o caminho da Mambucaba ou a trilha do ouro que o final da trilha dura 3 dias e chega ate o litoral, mas podemos ir em uma caminha mais curta 1,5 km da entrada do parque, com 80 metros de queda, a Cachoeira de Santo Isidro dura trinta minutos ate o final que tem uma bela piscina natural, com a natureza nos presenteando a cada pedaço da trilha, são 14 trilhas que nos leva a lugares que parecem ter sidos pintados a mão.
Praça de São José do Barreiro
Represa do Funil

Cachoeira de Santo Isidro  

É claro que podemos encontra muito mais em São José do barreiro, para os aventureiros de plantão ou para que só quer descanso e gostam de curtir seu final de semana em lugares paradisíacos aqui estão algumas dicas que você vai encentrar, temos a Represa do Funil, que forma um  imenso lago, é concorrida área de lazer para pescaria, natação e esportes náuticos de toda natureza. Água Santa é um Balneário natural. Distante 1.5 km da cidade, ponto predileto para banhos de sol, sobre as pedras, e natação nas águas cristalinas do rio Barreiro. Outro local e o Pico do Tira Chapéu, com 2088 metros de altitude, e com enormes cachoeiras e corredeiras formadas pelas águas dos Rios Paraíba, Mambucaba, Bananal, Paca Grande e do Braço.  Tem também a Cachoeira da Mata com uma bela piscina natural, a 56 km do centro, a Cachoeira do Veado a mais bela das 70 cachoeiras, sendo a maior do Estado de São Paulo com 200 metros em três quedas. 
Ruínas da casa de pedra no Parque da Serra da Bocaina

E tem muito outros Pontos de Interesse Turístico em São José do Barreiro como  Igreja de Sant'Ana,  Capela de São Sebastião, Igreja de São José, Gruta do Sertão da Onça, Cachoeira das Posses, Pico da Pedra Redonda, Pico da Bacia, Pico Gavião, e muito mais.
Então vamos lá arrumar a mala e cair na estrada, pois o passeio só estará completo quando você fizer parte dele.
Trilha do Ouro

Então Vem comigo, e curta esta viagem.


Abraços, e ate a próximo roteiro.

Mapa Turístico