Mazzaropi e um pouco de sua história


Amacio Mazzaropi




Hoje quero falar um pouco sobre Amacio Mazzaropi, este descendente de italianos e portugueses, Filho de um casal de classe média, Dona Clara e Bernardo, um próspero dono de mercearia, ele cresceu sem problemas financeiros, mas com muita preguiça mal conseguiu terminar o ginásio, aos 16 anos, ele foge de casa para ser assistente do faquir Ferri. Era homem comum em todas as horas do dia e faquir nos momentos de espetáculo. Seria cacetear demais a plateia, Ferri convidou Mazaropi para fazer alguns números nas entre cenas, era um bom convite, aprenderia mais alguma coisa com Ferri. Aceitou a oferta e lá se foi, como artista isolado e algumas vezes, ajudante de faquir, não só no palco, mas também na vida particular. O trabalho e a amizade ao lado de Ferri iriam criar casos incríveis, mais isso já e outra história.
Em 1940 Mazzaropi montou o Circo Teatro Mazzaropi, vai para radio Tupi em 1948 onde estreia o programa Rancho Alegre, um programa de humor brasileiro, era dirigido por Cassiano Gabus Mendes , indo ao ar ao vivo do auditório da rádio no bairro paulistano do Sumaré .
Em 18 de setembro de 1950, deu-se a inauguração da primeira emissora de televisão do Brasil, a TV Tupi de São Paulo e na quarta-feira 20 de setembro de 1950, dois dias depois, o programa Rancho Alegre estreou na televisão juntamente como o comunicador Abelardo Barbosa, o Chacrinha, que se tornaria um dos maiores nomes da televisão brasileira.
Rancho Alegre foi o primeiro programa humorístico da televisão brasileira, marcado por muita improvisação e o cenário muito simples. Alguns dias depois da estreia, Mazzaropi convida os atores Geny Prado e João Restiffe para se juntarem ao elenco. O programa durou por mais quase quatro anos, sendo extinto em 1954, mas deixou sua marca no humor feito na televisão.
Capa do filme Sai da Frente
Quando Abílio Pereira de Almeida, diretor da produtora Vera Cruz, procura um tipo diferente e curioso para estrelar uma comédia e ao assistir Mazzaropi na televisão não tem dúvida, ele seria o ator perfeito para o elenco e o contrata para atuar em Sai da Frente, ele participou de oito filmes como ator contratado da Vera Cruz, mas o bichinho de se tornar um diretor de uma companhia voltou a falar mais alto e em 1958 ele fundou a Pam Filmes - Produções Amacio Mazzaropi e, a partir daí, passa a produzir e dirigir seus filmes, sendo sua primeira produção Chofer de Praça, em que ele emprega todas as suas economias para alugar os estúdios e equipamentos da Cia Vera Cruz e as filmagens externas foram rodadas na cidade de São Paulo.


Capa do filme Chofer de Praça

Mazzaropi nesta época não tinha dinheiro para fazer as cópias do filme pronto, ele saia com seu carro pelo interior afora fazendo shows, cada dia em uma cidade diferente, desta forma conseguia levantar a quantia necessária para fazer as cópias. Tanto esforço foi recompensado, o filme fez enorme sucesso em sua estreia.
Entre os amigos era carinhosamente chamado de Mazza, meu pai na época era taxista, acostumava a fazer varias viagem com os artistas que vinham para as gravações dos filmes na cidade de Taubaté e também com ele, segundo meu pai ele era uma pessoal cativante, gostava de falar e contar causos.
A fazenda fazia parte em quase todos os seus filmes, a primeiras era emprestadas, mas depois ele comprou a sua, batizada de Fazenda da Santa, ficava na zona rural da cidade de Taubaté, onde montou seus estúdios, era um período onde atravessa sua mais fértil fase e produz seus melhores filmes, como Tristeza do Jeca e Meu Japão Brasileiro
O presidente da Academia Brasileira de Letras, Astraugésilo de Ataide escreveu um bilhete para Mazzaropi onde considerava que ele teria alcançado no cinema o mais alto nível de sua arte, com Jeca Tatu e a Freira. No bilhete ele escreveu assim É hoje, sem nenhum favor, um artista de categoria mundial. O diretor guardava o bilhete em um quadro sobre a lareira da sala e com inspiração na obra de Monteiro Lobato, o personagem Jeca, o caipira de fala arrastada, tímido, mas cheio de malícia, arrastou multidões para os cinemas.
Mazzaropi lançava um filme por ano e escolhia sempre o dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, os lançamentos aconteciam sempre no cine Art Palácio porque o dono do cinema foi quem mais o apoiara no início da carreira de produtor. Na TV Excelsior, participava do programa Brasil 63, apresentado por Bibi Ferreira.
A outra paixão do Mazzaropí era sua fazenda e o gado leiteiro que ele tinha, ficou milionário e, paralelamente, produzindo leite ele foi um dos maiores fornecedores de leite para a empresa Leites Paulista.
Nos anos de 1970 ele comprou uma outra fazenda, onde construiu seu novo estúdio e um hotel, como sempre ele era um artista nato e empresário com muito tino comercial, hoje em dia mais conhecido com empreendedor.
Mazzaropi nunca se casou, adotou um garoto, Péricies que mais tarde ajudou na produção de seus filmes, Mazzaropi faleceu em 13 de junho de 1981, aos 69 anos de idade, vítima de câncer na medula, logo após iniciar sua 33ª produção, "Jeca e Maria Tromba Homem";
Infelizmente, tudo que Mazzaropi construiu e ganhou, todo seu império foi destruído pelos herdeiros após sua morte, com todos os seus bens indo a leilão, inclusive os filmes.
O hotel fazenda, onde está seu estúdio continua existindo, na cidade de Taubaté, de fácil acesso para chegar ou local, agora chama-se de Hotel Fazenda Mazzaropi, mantenedor do Museu Mazzaropi, com um acervo de mais de 6.000 peças, e pode ter certeza disso e uma grande pedida para se passar um dia ou um final de semana, o local e lindo de mais.
E sem duvida o ator se foi mais a histórias das personagens continuam vivas em toda parte que se olha pelas cidades da região, nas fazendas e nas memorias de muito que conheceram Amacio Mazzaropi.

Abraços e ate a próxima .