Alto do Cristo Redentor

Hoje quero levar você para um passeio em uma cidade linda, terra natal do escritor Monteiro Lobato, da cantara Celly Campello, da apresentadora Hebe Camargo, o apresentador Cid Moreira, o ator Amacio Mazzaropi e outros. 

Vamos para Taubaté Uma cidade encantadora.

Igreja Catedral de São Francisco de Chagas
Taubaté é um município do Estado de São Paulo, sede da 2ª sub-região da Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, localizada a 130 km da capital do estado São Paulo, 280 km da cidade do Rio de Janeiro, 94 km de Ubatuba, no Litoral Norte de São Paulo e 46 km de Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira.
Destaca-se como cidade pioneira no Vale do Paraíba, pois foi a sua primeira vila oficial em 1645, cabeça de comarca em 1832, cidade imperial em 1842, centro industrial em 1891 e diocese em 1906, esta é Taubaté.
Tornou-se um centro irradiador de bandeirismo. Seus filhos tiveram, como grandes feitos, a fundação de numerosas localidades, destacando-se a maioria das cidades históricas de Minas Gerais, como Mariana, Ouro Preto, São João del-Rei, Tiradentes, além de Campinas. Deve-se também o descobrimento de ouro em Minas Gerais pelo bandeirante Antônio Rodrigues Arzão em 1693. O que proporcionou a Taubaté receber uma Casa de fundição de ouro. 
Convento Santo Clara
Vamos começar nosso passeio, o primeiro lugar para se visitar é a igreja da Catedral de São Francisco de Chagas, que foi a primeira igreja construída de taipa de pilão por Jacques Felix, está localizada no calçadão bem no coração da cidade, dali você pode caminhar ate o mercado municipal, onde você ira encontrar uma variedade de barracas com frutas, doces, queijos, flores e muito mais, aos domingos e realizada a feira da breganha com venda e troca de vários produtos, voltado para o calçadão, você pode ver a igreja de Nossa Senhora do Pilar construída no século XVIII mais ou menos entre os anos 1747 e 1760 por Timóteo Correa de Toledo, e um patrimônio cultural histórico, possui uma arquitetura tradicional do barroco mineiro, dali mesmo você pode descer a Rua Visconde do Rio Branco, onde poderá ver o Convento Santo Clara, fundado em 1674, por frades franciscanos, da frente do convento você terá uma visão panorâmica da bela cidade de Taubaté, voltado ate o calçadão desça pela rua das Palmeiras ate o final dela, você vai chegar Jardim da Estação, a Praça Doutor Barbosa de Oliveira foi construída durante a administração do prefeito Coronel José Benedito Marcondes de Mattos, lá esta localizada a rodoviária velha e a antiga estação de trem, fundada em 1876, a Estação Ferroviária fazia parte da Companhia de Estrada de Ferro que ligava São Paulo ao Rio. Ela está desativada desde a década de 80, pode ser que a antiga estação seja transformada em centro educacional, cultural e turístico, onde contará um pouco da historia da cidade e a era do café, a reforma deve ficar pronta em 2016, ano em que prédio faz 140 anos. Você pode atravessar a linha do trem e caminhar mais uns 5 minutos ate o Sítio do Picapau Amarelo é um marco na literatura infantil brasileira, cenário para as inúmeras histórias dos personagens Emília, Narizinho, Pedrinho, Vovó Benta e Tia Anastácia, o local foi berço do escritor Monteiro Lobato que nasceu em Taubaté e passou sua infância brincando no casarão e entre as árvores centenárias.
Sítio do Picapau Amarelo
O sítio de 20 mil m² possui um parque, um coreto e um casarão colonial que atualmente abriga o Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato. A paisagem é formada por árvores frutíferas, cafezais, pastos e cocheira, uma ótima pedida para um passeio em família.
Depois desta caminha e bom descansar um pouco, a rede hoteleira e vasta entre hotéis e pousadas, depois do banho e descansar um pouco da para aproveitar a noite nas pizzarias e restaurantes de culinárias vastas espalhadas pela cidade, pode também conhecer o Distrito do Quiririm onde esta localizado o Mercato Della Colônia Di Quiririm, uma área de 12.000 metro quadrados que possui estandes permanentes de comidas típicas, derivados de leite, variedade de vinhos, grãos, plantas e artesanatos, ou ir para um dos dois shoppings da cidade.
Pavão Artesanato da Casa do Figureiro 
No dia seguinte que tal conhecer a parte alta da cidade, já e bom saber que não da para ir caminhando, pois e meio longe e bem íngreme, e é claro que pelas suas caminhadas no centro, você reparou na imagem do Cristo Redentor, então vamos lá ao Alto do Cristo Redentor que tem 23 metros de altura e que deu origem ao bairro, inaugurada no dia 31 de março de 1956 é um lugar maravilhoso a onde você terá uma vista deslumbrante de toda a cidade e da Serra da Mantiqueira, a estátua do Cristo Redentor passou a ser um dos principais pontos turísticos de Taubaté, também em sua base está instalada uma capela dedicada Nossa Senhora da Paz, outro lugar lindíssimo de se conhecer. Após tirar suas fotos no Alto do Cristo, que tal conhecer a casa do figueiro de Taubaté, que fica bem pertinho dali, vamos ate a Rua Imaculada Conceição é uma das ruas mais conhecidas de Taubaté, situada no bairro Alto São Pedro, o local e bem conhecido por suas festas folclóricas, artesanato popular executado pelos figueiros e também a bela Igreja de Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Os figureiros são conhecidos em todo mundo, tendo como trabalhos mais famosos “a chuva de pássaros” e o “pavão”, símbolos do artesanato paulista, a casa do figureiro funciona como exposição e ponta de venda permanente, e você também pode aprender a fazer sua própria figura e muito legal.
Vamos voltar para o outro lado da cidade próximo do calçadão você vai encontrar a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que no início era apenas uma capela, foi construída entre os anos 1700 e 1705 pela Irmandade de Nossa Senhora dos Homens Pretos, seguindo um pouco mais a frente você vai encontrar o Santuário da Santa Terezinha, famosa por sua beleza, o Santuário é o primeiro erguido no mundo em homenagem à Santa Terezinha, o bispo de Taubaté Nunes de Ávila e Silva divulgou em
Igreja da Santa Terezinha
Taubaté Uma cidade encantadora e região a vida e doutrina de Irmã Teresa do menino Jesus, iniciando junto a população um movimento para erguer uma capela em honra a Santa Terezinha, no asilo Largo da Cadeia, o templo apresenta a imponência das linhas arquitetônicas de estilo neogótico, localizado numa área verde urbanizada e tranquila, uma praça ampla leva também o nome da santa, a uns 5 minutos da praça, você chegara no largo da CTI Companhia Taubaté Industrial, fundada em 1894 por Félix Guisard, na
Relógio do Prédio da CTI 
década de 30, após um projeto ambicioso, foi concebido o edifício que recebeu o nome do seu fundador, passando a ser conhecido como Edifício Félix Guisard. a torre com 10 andares e com um relógio no topo se tornou um símbolo da cidade, você pode subir ate o topo e ver mais um pouco da cidade.
Ainda têm na cidade diversos museus destinados, principalmente, a registrar, por meio de recortes, aspectos da cultura regional e brasileira. A maioria dos museus é mantida pela Prefeitura de Taubaté, mais especificamente pela Divisão de Museus, são doze no total, são museu municipal que tem arquivo Histórico Municipal, Museu da Imagem e Som (MISTAU), Museu da Imigração Italiana, Museu de Arte Sacra, Museu de Artes Plásticas Anderson Fabiano, Museu do Transporte e da Tecnologia, Museu de História Natural, Museu Histórico - Prof. Paulo Camilher Florençano, Museu Mazzaropi, Museu Monteiro Lobato, Centro de Documentação e Pesquisa Histórica (CDPH), mantido pela UNITAU A Divisão de Museus de Taubaté abriga também a Pinacoteca Anderson Fabiano, a Hemeroteca Antônio Mello Júnior e a biblioteca central do município.
Fora isso também tem o bairro da Independência, o estádio Joaquim de Moraes Filho, o parque Monteiro Lobato, parque do Itaim e se você gosta dos passeios rurais, tem varias hotéis fazendas na região, passeios de bicicletas pela nas estradas rurais e muito mais para você realizar um passeio com e sua família e amigos, venha conhecer Taubaté.
Bem pessoal e isso ai, esta e Taubaté uma cidade encantadora, tenho certeza que você vai adorar, pois esta cidade e um convite para quem busca conhecimento, diversão e lazer com um povo alegre e hospitaleiro, que receberá você de braços abertos.

Vem comigo, viaje legal.