Santo Antonio Do Pinhal

O inverno chegou e com o friozinho convida para conhecer mais uma cidade, vamos ate Santo Antonio do Pinhal, localizada na Serra da Mantiqueira, na Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte, próxima da cidade Campos do Jordão, estando a uma altitude de 1.080 metros, com uma população estimada de 6.827 habitantes. Santo Antonio do Pinhal foi elevado à freguesia em 1861 pelo presidente da província de São Paulo.
Encontramos varias pousadas, com diárias a partir de R$ 120,00 ate R$ 1.500,00, vai depender do seu bolso, podemos considerar uma boa pedida para quem quer curti o friozinho da serra, a tranquilidade e o agito, pois esta bem próxima de Campos do Jordão que no mês de julho e realizado o festival de inverno.
Depois de instalado, vamos começar nosso passeio, conhecer locais agradáveis, Santo

Mirante de Santo Antonio
Antonio do Pinhal é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas, as belezas da Serra servem de plano de fundo para o passeio por trilhas e a subida ao Pico Agudo para apreciar o pôr-do-sol.

Devido ao grande número de atrativos no município, temos algumas sugestões de passeio, Estação Eugênio Lefévre, mirante de Nossa Sra. Auxiliadora com vista para o Vale do Paraíba, também você encontra por lá varias lojas de artesanato e de produtos locais, o Ecco Parque Jardim dos Pinhais, o primeiro parque de jardins temáticos do Brasil, podemos usar o trem que leva a Campos de Jordão e no Jardim dos Pinhais. que tem a natureza como sua atração principal.
Igreja Matriz
Para quem gosta de arte pode visitar o Empório da Serra, o Vivarteare, Prata da Lua, depois para encerrar o dia va ao Mirante do Cruzeiro, e veras uma vista privilegiada de toda a cidade.
No dia seguinte que tal conhecer a Fazenda Água da Capoeira, um restaurante com gastronomia regional, lá também podemos fazer uma caminha pelos pomares e colheita de fruta da época. Depois vamos A Bodega um alambique que tem uma coleção de 40 tipos de cachaças feitas artesanalmente em tonéis de carvalho, podemos degustar e comprar a sua preferida. E para encerrarmos mais um dia vamos ate a Cerâmica Dejulis, com peças exclusivas confeccionadas e queimadas em alta temperatura, e podemos ver tudo isso bem de pertinho.
Jardim dos Pinhais Ecco Parque
Vamos conhecer outras belezas, que tal colocar o pé na estrada e conhecer a Trilha da Cambraia, saindo do centro da cidade, inicie a caminhada pela Estrada do Barreiro. Passando a Escola Noé Alves Ferreira, vire a primeira à esquerda, subindo. Continue sempre na mesma estrada até a Pousada Casarão Veredas, e diante dela, do outro lado da estrada, encontrará um portal do Sítio Toca do Lobo, ponto onde se inicia a trilha, fica mais ou menos 8 km do centro, a trilha tem 5 km e de nível médio de dificuldade e de beleza exuberante. Do seu ponto mais alto se avista o Pico Agudo, no retorno, uma opção é conhecer a Cachoeira do Lageado, mais ou menos 2 horas de caminhada. Existe outras trilhas como a Trilha do Matão de nível fácil uma caminhada de 1 Hora, a Trilha do Tropeiro de nível médio com duração de 2 horas, a Trilha do Zigue- Zague, é uma trilha de nível difícil, com duração de 3 horas e trinta minutos.
Pico Agudo
E claro que Santo Antonio do Pinhal, oferece muito mais passeios e locais maravilhosos, a gastronomia é variada e não deixar a desejar estar em outro local, em datas especificas, temos a Festa do Pinhão e o Festival Truta
Trem que liga Santo Antonio do Pinhal a Campos do Jordão
Outro passeio bem legal e o passeio de Trem ate Campos do Jordão, apenas 19 quilômetros de estrada de ferro separam as duas cidades, o passeio todo tem duração de 2h30 e você poderá se deslumbra com a paisagem da serra
Praça do Artesão
O melhor, e que você vai encontra muita mais por lá, espero que curtam passeios que você pode fazer acompanhado, sozinho, em um dia ou em um final de semana, o que importa e você se apaixonar por este pedacinho de paraíso.




Viaje comigo, Viaje Legal.

Abraços e ate a próxima estação.