Vista Aérea do Núcleo Santa Virginia 
Fala pessoal, hoje quero levar vocês em um lugar encantador, na Serra do Mar, próximo das cidades de São Luiz do Paraitinga e Ubatuba, onde esta localizado o Núcleo Santa Virgínia e suas trilhas encantadoras. O Parque Estadual Serra do Mar foi criado em 02 de maio de 1989, por meio das desapropriações das fazendas Santa Virgínia e Ponte Alta. Atualmente, possui uma área de 17.500 ha, sendo 68% de suas terras de domínio público e 32% de áreas particulares.
Sede do Parque 
Você pode se hospedar se quiser nas cidades vizinhas, ou fazer um passeio de um dia, mas lembre-se que tem que agendar com antecedência, a visitação para conhecer o Núcleo Santa Virgínia e suas trilhas.
O certo é contratar o serviços de uma agencia de ecoturismo, que você encontra em São Luiz do Paraitinga, isso não é propaganda mais somente duas empresas são autorizadas para fazer o passeio, a Cia. de Rafting e Paraitinga Turismo, como não recebi nada delas, não vou colocar o contato deles aqui.
Rio Paraibuna

Para chegar ate o Núcleo Santa Virgínia do Parque Estadual Serra do Mar, Saindo de São Paulo a Taubaté, saia no km 111 da Dutra e entre na Rodovia Oswaldo Cruz que da acesso a Ubatuba, a entrada do parque fica no km 78.8, e ande mais 3 km de estrada de terra até o estacionamento da unidade, localizado no Centro de Capacitação e Pesquisa, e dela que a aventura começa, por trilhas ou rafting.
Bicho Preguiça 


A Fauna tem animais belíssimos como a onça pintada e parda, jaguatirica, gato do mato pequeno, gato maracajá, anta, jacu, macuco, pirapitinga, cateto, queixada, veado mateiro, 
Plantas Nativas
monocarvoeiro, bugio, entre outros, e na Flora tem varias especies de plantas nativas, como o palmito, canelas, cedro, figueira, indaiá, guatambú, 

canafístula, canela preta, canela sassafrás, louro, canjarana, quaresmeira e por ai vai. 
Ate ai e tranquilo, vamos agora para a parte radical do parque.
Tem varias trilhas de nível, 
fácil, médio e difícil, vai depender do seu folego e disposição.
Vamos começar com as trilhas, existem seis trilhas no Núcleo Santa Virgínia, três são de nível leves, duas são de nível medias e uma de  nível alto, vamos começar pelas de nível fácil.


Trilha margeando o rio
A primeira e a  Trilha da Piraptinga, tem 5,7 km de percurso, onde a Trilha margeando os rios Ipiranga e Paraibuna, passa por floresta atlântica sob vários estágios de sucessão, possui várias corredeiras e cachoeiras com possibilidade de banho.
A natureza nos abraça pela trilha
A segunda é a Trilha do Garcez, um pouco maior , tem um percurso de 6 km, a Trilha margeando os Rios Grande, Jacu e Garcês, passa por cachoeiras e corredeiras aonde podemos também nos refrescar com um banho e o deslocamento é no interior da floresta atlântica.
A terceira é a Trilha do Poço do Pito, tem 8 km de caminha, margeando o rio Paraibuna com corredeiras e áreas para banho, passa por floresta atlântica em vários estágios de sucessão.
Outro ponto da trilha
Agora vamos para as trilhas de nível médio, temos que ter um pouco mais de folego, mais vale muito a caminha.
Trilha do Rio Ipiranga, tem 14 km de caminha, vamos  margeando o rio Ipiranga, sob floresta atlântica em vários estágios de subidas e descidas, ótima para observar pássaros, a paisagem e um presente para nossos olhos.
A outra trilha de nível médio é a Trilha da Cachoeira da Boneca, um pouco menos que a anterior ela tem 12 km e também margeando o Rio Grande sob floresta atlântica, ótima para observação de pássaros e fauna, suas fotos serão exuberantes, possui cachoeiras e corredeira perfeitas para banho.
A trilha mais difícil é a Trilha do Corcovado, tem 17 km de muita caminha no meio da mata, margeando o rio Ipiranga, sob floresta atlântica como todas a outras também e ótima para observar pássaros.
Rafting no rio Paraibuna
Outra descida no rio
E alem das trilhas você pode se aventurar no rafting, que e demais, o percurso e de 10 km no Rio Paraibuna com muita emoção, e parada para lanchar, o barulho das quedas d´água, são indescritível, só você estando lá para sentir, fiz este passeio a um tempo atras, eu acho que durou umas 6 horas descendo o rio. Lembre que para realizar este passeio você tem que agendar antecipadamente, tanto no Parque para as trilhas como nas empresas de ecoturismo para fazer o rafting, sempre com roupas apropriadas para pratica do esporte,escolha roupas leves e funcionais, e não esqueça do protetor solar e boné. Agora é só curtir a paisagem.

Vamos arrumar a mochila e partir para mais uma aventura.

Vem comigo. Um grande abraço e ate a próxima.