São Bento do Sapucaí

Hoje quero levar você a mais uma cidade da Serra da Mantiqueira, um Roteiro na bela São Bento do Sapucaí, já que a época de inverno e o destino de muitos turistas, que saem da capital com rumo a Campos do Jordão, que tal conhecer outro encanto da serra. 
São Bento do Sapucaí é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, a cidade é pequena, acolhedora e hospitaleira, e por estar na Serra da Mantiqueira há exatamente 2 horas e 38 minutos e 191,5 quilômetros é a distancia de São Paulo a São Bento do Sapucaí e separa e a cerca de 40 km de Campos do Jordão, oferece o mesmo clima e mais calma, ótima para descansar é claro curtir a natureza bem de perto.
Bairro do Quilombo
Vamos nos hospedar, tem varias alternativas entre pousadas e hotéis que tem a diária a partir de R$ 140,00 ate R$ 800,00, fica a seu gosto e bolso e claro.
Igreja Matriz
Agora vamos para Roteiro na bela São Bento do Sapucaí, segundo a história de São Bento do Sapucaí, quando os bandeirantes paulistas de Taubaté andavam pela Serra da Mantiqueira no caminho do velho do sertão, seguindo o curso do Rio Sapucaí, que seguia para Minas Gerais, paravam no Vale do Sapucaí o primeiro a se fixar Gaspar Vaz da Cunha e após ele muitos subiram a Serra e aqui se estabeleceram suas fazendas.
Capelinha de Mosaicos
Começando nosso passeio por esta bela cidade, por um roteiro pela cidade conhecendo um pouco suas igrejas e lugares históricos como a Igreja Matriz, sua construção é datada nos meados de 1850 feita por escravos em adobe e barro uma bela a construção, no interior da igreja temos varias obras de artistas reconhecidos como o escultor Aleijadinho o padroeiro escolhido pelos freis da época foi São Bento, é a primeira imagem do santo esta lá, Tem a Igreja do Rosário ela esta Marco Zero da cidade e primeira capela que pertenceu aos fundadores do município, outro lugar lindíssimo. Pela cidade caminhando tranquilamente, você verá muitas outras atrações, como a Capelinha de Santa Cruz, a 800 metros da Igreja Matriz, revestida de mosaicos e com pedaços de imagens de santos quebrados, que segundo crença popular dizem que não pode ser jogadas fora, foi construída pelo artista plástico Angelo Milani, outra Igreja centenária construída por escravos que abriga a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, você vai encontrar a Casa do artesão Sambentista, Arte no
Igreja do Rosário
Quilombo é um bairro dedicado ao artesanato, por lá você irá encontrar artesanato em palha de bananeira e o Ateliê Ditinho Joana com esculturas feitas em madeira onde você pode comprar lembranças para sua casa ou para presentear.
Mas agora vamos e botar o pé na estrada e conhecer outro roteiro na bela São Bento do Sapucaí, curtir a natureza é o programa obrigatório, embora a cidade nos convide a se entregar à preguiça em bons e longos momentos, o que nós queremos mesmo e aproveite para caminhar até o topo da Pedra do Baú e relaxar enquanto assistimos o belo pôr do sol, para chegar ate a Pedra do Baú, vamos sair pela manhã e seguir ate o km 8 ou 19 da estrada que liga ate Campos do Jordão, vamos de carro o inicio da trilha com duração de mais ou menos um hora ate a base da pedra e pelo meio do caminho 
Pedra do Baú
vamos encontrar um riachinho de águas limpas e frescas, ai sim começaremos a escalada que é radical mesmo são cerca de 6 lances de escadinhas de ferro presas na pedra a 300 metros de altura, e elas são as únicas coisas que te seguram e ajuda a chegar no topo da pedra e depois a descida, lembre-se que mesmo sendo um passeio de fácil acesso e bom tomar todos os cuidados possíveis, pois bem perigoso, o bom e ir com uma agencia de ecoturismo. Podemos também dar um na cachoeira dos Amores, Vale a pena uma breve visita já que estamos a caminho da pedra do baú. O acesso fica dentro de uma propriedade, tem que pagar pelo acesso por pessoa, podemos chegar à pé ou de carro. Há alguns animais pastando na propriedade, o que não chega a ser um problema. Andando um pouco mais você encontrará a cachoeira do encontro e uma pequena trilha. Parada rápida, mas que vale a pena.
Trilha Ate a Base da Pedra do Baú

Escadinha da Pedra do Baú
Temos outras atrações, se você gosta de bike vai se divertir bastante, você pode ir com a sua ou alugar uma lá mesmo, o bom e alugar a magrela junto com um guia, a saída é da igreja matriz e dela vamos nos aventurar, passando em frente à Capelinha do Mosaico e vamos seguir ate o bairro do Quilombo fica aos 3 km do centro, o caminho ate o bairro quem se impõe mesmo e natureza e a bela pedra do Baú, mas nosso destino e o bairro do Serrano, que tem as mais belas cachoeiras de São Bento do Sapucaí, a cachoeira do Tobogã é linda e da para relaxar legal, e uma das mais fáceis, tem lugar para deixar a bike e como sempre a natureza nos presenteia com uma imagem mais linda do que outra, a ida e volta de bike e de 18 km.
Cachoeira do Tobogã
Agora vamos em direção a Estrada do Paiol Grande, temos varias outras trilhas de nível médio e com uma boa caminhada pela natureza, da para se praticar vários esportes radicais na beira da estrada para Campos tem diversão mesmo para quem não gosta de muita aventura. Na menor das três trilhas autoguiadas, você percorre apenas 300 m.
Cachoeira do Toldi
Mesmo a mais difícil, que leva à cachoeira do Toldi, não chega a 2 km. Para aqueles que são mais destemidos, também há a opção de fazer rapel na cachoeira e a chamada aerotrilha, que corta os ares em cinco segmentos com mais de 500 m de extensão, parte deles sobre as cachoeiras do Tobogã e do Gigante.
Para terminar a minhas dicas de roteiro na bela São Bento do Sapucaí, vamos ate o Ecoparque Pesca Na Montanha, tem mui­tas opções de arte e lazer para você e sua famí­lia e um dia inteiro é pouco para tan­tas opções, visita à cri­a­ção de tru­tas, tri­lhas, ati­vi­da­des liga­das à arte, cavalos, pesca, pedalinho, mini-golfe, arco e flecha, observação de aves, enfim, Atividades para todos os gostos.  Para os que apre­ciam a natu­reza., são 500 mil metros qua­dra­dos de flo­res­tas de pinhei­ros e bos­ques de mata nativa entressemeados por lagos, peque­nas que­das d’água e tri­lhas onde você pode encontrar esquilo, veado campeiro ou o macaco mono-carvoeiro, espécie ameaçada de extinção. 
Ecoparque Pesca Na Montanha






Assim termina meu Roteiro na bela São Bento do Sapucaí, com muitas atrações e tranquilidade, e como sempre, o melhor do turismo e que por mais que pesquisamos sobre o local o bom mesmo e estar lá. Por isso arrume a mala e ponha o pé na estrada.


Vem Comigo. Viaje Tranquilo.


Abraços e ate a próxima viagem